cabinda.gov.ao

Cabinda é uma das 18 províncias de Angola. Encontra-se no ponto mais ao Norte do País. Tem uma área de aproximadamente 7.283 Km² e 801.374 habitantes. A província está administrativamente dividida em 4 Municípios subdivididos em 2 Comunas cada. O seu mais precioso património é afabilidade e simpatia dos seus habitantes. Um povo de tradições de Macongo, Mangoio e Maloango e que se comunica na língua fiote. O Tchizo é o berço da cultura do Município de Cabinda, onde são mantidos os usos e costumes dos  Bakama.  

Indicadores da Província

Dados oficiais de Angola

População
801.374
Área
7.283 km²

Pesquisar no portal

cabinda A Governadora Provincial

Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa


Veja a Biografia completa Titulares do Governo Provincial
cabinda entidades de tutela

As Entidades de Tutela são organizações autónomas que actuam em cooperação com o Governo Provincial de Cabinda através de seu Conselho. As Entidades não são obrigatoriamente fundadas pelo Governo Provincial, porém são incorporadas sob a validade da Constituição.

O Porto de Cabinda foi projectado como um importante centro de desenvolvimento e de grande atracção, para impulsionar o crescimento económico e empresarial de Cabinda, assim como a região em que se encontra inserido, e face à descontinuidade geográfica com o restante território da República de Angola.

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende-EP) é uma empresa estatal angolana que actua nos negócios de distribuição eléctrica para o país, colaborando também nos sistemas de transmissão e geração. Dispõe em Cabinda de uma Direcção Provincial.  

A Empresa Pública de Águas e Saneamento de Cabinda-EP (EPASCABINDA-EP) tem por objecto a gestão e exploração de sistemas públicos de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais nos Municípios da Província de Cabinda.

cabinda projectos estruturantes

Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.

PIIM é o acrónimo para Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, designação formal de um Plano de iniciativa de Sua Excelência JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, Presidente da República de Angola. O PIIM tem como objectivo a materialização das acções e projectos nos domínios, entre outros, da educação, saúde, energia e águas e saneamento básico, nos 164 Municípios de Angola, de modos a inibir o êxodo rural e promover um crescimento económico, social e regional mais inclusivo.           

A Refinaria de Cabinda será construída em três fases. O pacote financeiro para a conclusão da construção da Refinaria de Cabinda, uma parceria entre a Gemcorp (90%) e a Sonangol (10%), ficou fechado em Julho de 2023, com a disponibilização de 335 milhões de dólares. A construção desta refinaria envolve um montante global de 473 milhões de dólares. A Refinaria de Cabinda, após a conclusão da primeira fase, irá processar 30 mil barris de petróleo bruto por dia, o equivalente a 10% da procura total de derivados de petróleo refinado em Angola, aumentando para 20% depois de terminada a segunda fase. A refinaria irá criar mais de 1.300 empregos directos e indirectos. 

O Porto do Caio, é um catalisador para aumentar a prosperidade económica e criação de emprego. A construção do Porto do Caio está a ser conduzida de acordo com os planos do Governo de Angola, sendo possível construir e melhorar a infra-estrutura existente na região e contribuir assim para o crescimento contínuo e a diversificação da base económica de Cabinda. O Porto do Caio vai gerar também um valor significativo para Angola, especificamente para a província de Cabinda, e tornar-se num importante activo estratégico para o Governo de Angola.

O quebra-mar é uma componente importante para travar as calemas, dando segurança à navegabilidade e à acostagem dos ferryboats, para além de permitir segurança nas manobras de navios e outros transportes marítimos de carga na ponte cais local. A rampa construída é para atracagem dos ferryboats de tipo Roll-on e Roll-of-Cabinda, que já se encontram no país, com capacidades de transportar cerca 60 passageiros, nove contentores de 20 pés, incluindo viaturas, na rota Luanda/Cabinda/Soyo/Luanda e vice-versa.


Inscreva-se para actualizações do cabinda

Siga o cabinda nas redes sociais

Governo Provincial de Cabinda atribuições

O Governo da Província de Cabinda tem por atribuições promover e orientar o desenvolvimento administrativo, económico e social da província, com base nas deliberações e opções do Governo Central e assegurar a prestação dos serviços comunitários locais.

Saiba mais


Destaques

A província de Cabinda é uma das 18 províncias de Angola, é a província mais a norte de Angola.

Esta província é muito marcada pelas tradições e sobretudo os Bakama perpetuam-nas. São grupos com seitas próprias que aparecem nas festas históricas.

A Floresta de Maiombe está no imaginário popular e é palco de vários contos e estórias populares da literatura angolana.

O clima predominante na província de Cabinda é tropical húmido. A temperatura média anual varia entre os 25º e os 30º C.

A Reserva Florestal de Cacongo (Maiombe) cobre uma área de 650 km² e faz fronteira a norte com a República Democrática do Congo, a leste com o rio Luali, a oeste com o rio Inhuca e a sul com a junção do rio Inhuca e Luali.

A Floresta do Maiombe, chamada de ‘mar vegetal’, pela sua impenetrabilidade, é uma floresta tropical cerrada que deslumbra qualquer visitante com os seus magníficos tons verdes. Rica em madeiras preciosas, a sua fauna é composta por gorilas, chimpanzés, elefantes e uma variedade de outros animais.

É a província mais densamente povoada de Angola depois de Luanda.



Saiba mais

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento do Governo Provincial