Governo Provincial de Cabinda
Saúde

Centros de saúde do Massabi e Dinge terão novos serviços

Tratam-se dos serviços de estomatologia, ecografia, electrocardiograma, para além dos reforços dos laboratórios com aparelhos de hemograma e bioquímica.

O facto foi anunciado pelo secretário municipal de saúde de Cacongo, José Francisco Barros, que garantiu tudo esta ser feitos neste momento para a concretização do objectivo já traçado.

José Francisco Barros disse ainda que tem a nível da comuna sede serviços de estomatologia, mas Dinge assim como Massabi, carecem destes serviços e a deslocação geralmente requerem meios financeiros e que alguns populares não têm, razão pela qual que estão a trabalhar no sentido de envidar esforços de montar nas duas comunas serviços como estomatologia, ecografia, electrocardiograma como alguns serviços laboratoriais como hematologia e bioquímica nos dois centros para minimizar essas buscar que os populares tem usar a fronteira.

De salientar que administradora do município de Cacongo, Margarida Isaco Barros, esta desenvolver naquela circunscrição administrativa visitas de ajuda e controlo ao sector da saúde.

O plano de visitas que abriu nas regedorias de Mabembe e Tando Pala, tem como objectivos de constatar o actual funcionamento dos referidos postos e sobretudo nos cuidados que são prestados aos pacientes que buscam os referidos serviços.

Margarida Isaco Barros avaliou pela positiva o trabalho que esta sendo desenvolvido em prol da saúde naquelas localidades embora reconhecer existirem ainda algumas preocupações.

O programa de visitas da administradora consta igualmente encontros de auscultação com as autoridades tradicionais das sete regedorias do município.